Dicas para ampliar a segurança no home office

Tudo indica que 2021 será mais um ano cheio de mudanças! Muitas alterações ocorridas nos últimos meses – há quem aposte – vieram para ficar.

O home office é uma delas. Muitas pessoas que trabalhavam em escritórios permanecerão trabalhando de suas casas por, pelo menos, mais algumas semanas ou meses e, portanto, mudanças na rotina para conciliar trabalho e família tornaram-se verdadeiros desafios! Há também empresas que manterão esse tipo de trabalho, mesmo após a pandemia.

Neste contexto, preservar a integridade física e mental de toda a família e manter seu material de trabalho seguro devem ser prioridades.

Mesmo que você já tenha se organizado e já esteja trabalhando nesse modelo há algum tempo, nunca é tarde para adicionar melhorias. Além disso, as pessoas estão cada vez mais de olho em suas casas, um ambiente mais frequente. Por isso, o conceito de casa inteligente está cada vez mais presente na vida das pessoas. Todos querem ter mais higiene, segurança, conforto e facilidade dentro dos próprios lares.

Para isso, preparamos algumas dicas para ampliar a segurança no home office:

Proteção para o material de trabalho

Documentos, laptops e utensílios (como pendrives e HDs), geralmente, pertencem à empresa e ficam sob a responsabilidade do colaborador e manter esse material seguro no home office é indispensável. O cofre digital é um recurso que auxilia nessa tarefa. 

Existem cofres digitais de diversos tamanhos e que atendem a necessidades distintas. Por exemplo, a linha Laptop tem, como o próprio nome já diz, tamanho adequado para guardar um computador portátil, mídias de armazenamento e documentos em papel. Outros modelos maiores, como a linha Office, podem manter uma quantidade maior de pertences.

Se você ainda tem dúvida se deve comprar um cofre digital, e não um cofre tradicional, clique aqui e confira um artigo especial aqui no nosso blog. Aqui, você também vai encontrar um texto muito interessante sobre os melhores locais para instalar o cofre digital dentro de casa.

Mais segurança para a família

Para conseguir se dedicar ao trabalho e manter, o quanto for possível, a produtividade, escolha um ambiente (ou mesmo um “cantinho”) com menos distrações e um pouco mais de privacidade.

Por outro lado, crianças precisam ser supervisionadas, e o fato de compartilhar o mesmo espaço com elas durante o horário de trabalho torna essa tarefa um verdadeiro desafio.

A curiosidade das crianças, principalmente aquelas na fase da primeira infância, nos alerta para alguns perigos. Por exemplo, conseguir girar a chave e abrir a porta para algum estranho ou, até mesmo, sair de casa sem autorização.

As fechaduras digitais quando instaladas fora do alcance das crianças oferecem maior controle, até mesmo porque não necessitam de chaves. E, se você tiver algum modelo compatível com o sistema Yale Connect devidamente instalado e integrado, será notificado pelo app do seu smartphone quando a fechadura for acionada.

Clique aqui para ler mais sobre como manter a casa segura para as crianças, por meio da tecnologia.

Proteção para a sua saúde

Quando falamos em segurança, também estamos falando de saúde, afinal, estar em casa, nessa fase, é uma atitude de proteção.

Geralmente, o conforto é um sinalizador do seu bem-estar (e a falta dele pode sinalizar algum risco para a saúde). Investir em ergonomia com uma boa cadeira, apoios corretos para pernas e costas, e situar o monitor na altura correta são os primeiros passos para preservar a sua saúde postural e coluna.

Mas não podemos esquecer da ergonomia visual. Ter um ambiente bem iluminado – e com boa iluminação natural – é muito importante para preservar a saúde dos olhos.

Fique atento também à sua disciplina alimentar. Resista à tentação de abrir a geladeira a todo o momento. Mantenha os horários para uma alimentação saudável.

Além de tudo isso, é importante manter regras claras e estabelecer uma nova rotina. Deixe claro para toda a família os seus horários de trabalho, considerando horários de homeschooling dos filhos e atividades profissionais do cônjuge. Por mais que você tenha flexibilidade, é importante estabelecer “janelas de tempo” durante o dia.

Se esse texto foi útil para você, compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a ele e possam ser auxiliadas com informação de qualidade.

2021-01-16T20:10:49-03:00
Ir ao Topo